CAIXA DE ORAÇÕES PARA AS REFEIÇÕES

Aquando do confinamento geral gerado pela pandemia do Covid-19, com as portas das Igrejas fechadas, abriram-se ‘igrejas’ em cada casa, em cada família, chamada a tornar-se ‘Igreja doméstica’ (Catecismo da Igreja Católica 1657).

A paróquia de Santa Marinha, propõe agora o seguinte convite: de cada familia fazer das suas refeições familiares uma espécie de réplica da sala da Última Ceia onde se faz uma oração de acção de graças pelos alimentos recebidos e de bênção da mesa, pelo menos aos Domingos.

Como o fazer?

Distribuir-se-á uma caixa contendo um dado de jogo e seis cartas com orações diferentes e numeradas que contêm palavras de súplica e agradecimento ao Senhor pelo cuidado que tem com a nossa alimentação. As diferentes orações ajudam-nos a lembrarmo-nos, a cada refeição, de tomar consciência de que é o Pai do Céu quem põe na mesa de cada refeição o ‘pão nosso de cada dia’.

A proposta faz-se assim: antes de tomar a refeição as distintas orações podem ser sorteadas com o auxilio de um dado de jogo a ser lançado, por exemplo, pelo elemento mais novo da família. Depois, a oração correspondente ao número do dado do jogo deve ser lida em voz alta por um daqueles que se senta á mesa e inicia-se a refeição.

A aquisição simbólica da caixas de orações para as refeições, pelo valor de 5@ começará no dia 8 de Dezembro, no final da Eucaristia da Solenidade da Imaculada Conceição, e pode servir como presente de Natal para a familia e amigos!