Tomada de posse

No dia 21 de setembro, domimgo, pelas 17h00, na igreja Vila Nova de Tazém, na celebração da eucaristia, o bispo diocesano, D. José Miguel, dará posse ao pe. José Brito, ao pe. Tiago e ao Pe. Rafael para as paróquias de Aldeias, Lagarinhos, Lages, Mangualde da Serra, Moimenta da Serra, Paços da Serra, Pinhanços, Rio Torto, Santa Comba, Santa Marinha, São Martinho, Vila Nova de Tazém e Vinhó.

 

Com estas tomadas de posse, a Diocese da Guarda renova a sua vida pastoral, confiando aos novos responsáveis paroquiais a missão de continuar a anunciar o Evangelho e a servir as comunidades que lhes são confiadas.

 

Boas férias

Os sacerdotes e colaboradores de cada comunidade cristã acolhem todos os que retornam à sua terra natal nesta ocasião do ano, desejando-lhes um merecido tempo de férias e um repouso abençoado na presença da família, dos amigos e de Deus!

 

 

Nomeações pastorais

D. José Pereira, bispo da diocese Guarda, procedeu quanto ao movimento paroquial e assistência religiosa, para o ano pastoral 2024-2025 à ”resolução de situações mais urgentes identificadas nestes últimos meses, ou que se tornaram necessárias devido às nomeações para os Serviços Diocesanos”. De acordo com o bispo diocesano a previsão é de que aconteça um movimento paroquial alargado nas próximas nomeações pastorais anuais, tendo em vista “a implementação generalizada de Unidades Pastorais a criar então, em sequência da reflexão feita desde há anos e que no próximo continuar-se-á e conduzirá a decisões, assim se prevê, para o ano pastoral seguinte” lê-se no decreto de nomeação do bispo diocesano.

 

Neste contexto, o Pe. José Brito Martins, o Pe. Tiago Miguel Gomes Fonseca e Pe. Rafael José Almeida Neves (assumindo a função de moderador) foram nomeados párocos in solidum das paróquias de Aldeias, Lagarinhos, Lages, Mangualde da Serra, Moimenta da Serra, Rio Torto, Santa Comba, Santa Marinha, São Martinho, Paços da Serra, Pinhanços, Vila Nova de Tázem e Vinhó.

 

 

Celebração da eucaristia semanal em Agosto

Entre os dias 28 de julho e 1 de setembro de 2025, as comunidades cristãs não contarão com a habitual celebração semanal da Eucaristia. Durante este período, as intenções de missa serão celebradas apenas nas Eucaristias dominicais.

 

Entretanto, a folha paroquial "Tear da Palavra", a ser distribuída no domingo, dia 27 de julho, apresentará todas as informações importantes sobre a vida das comunidades relativas ao período entre 28 de julho e 31 de agosto, incluindo avisos e outras comunicações pastorais.

 

 

Peregrinação Jubilar do arciprestado de Seia-Gouveia à Catedral da Guarda

No âmbito do Jubileu 2025, sob o lema “Peregrinos de Esperança”, o Arciprestado Seia-Gouveia promove no próximo dia 5 de outubro uma Peregrinação Jubilar à Catedral da Guarda, convidando todas as paróquias, comunidades e fiéis a participarem neste momento de fé, comunhão e celebração jubilar.

 

O programa inicia-se às 10h30, no Outeiro de São Miguel, com o acolhimento e a oração da manhã. Durante o período da manhã os peregrinos poderão participar em diferentes workshops: o do ‘Coro’ destinado a  diretores de coro, cantores, salmistas; o  dos ‘Serviços e Ministérios Litúrgicos’ dirigido a acólitos, leitores, sacristães, zeladores; o das ‘Catequistas’; o dos ‘Jovens e adolescentes’; o da ‘Ação caritativa’ destinado a ministros extraordinários da comunhão e grupos de apostolado e, finalmente, o da ‘Lectio divina’.

 

A manhã terminará com partilha da refeição à qual se segue um momento de adoração eucarística e confissões na Igreja da Misericórdia.

 

Pelas 15h30, será feita a peregrinação até à Catedral da Guarda, onde, às 16h00, será celebrada a Eucaristia presidida por D. José Pereira, Bispo da Diocese da Guarda.

 

As inscrições para a participação nesta peregrinação arciprestal decorrem até 21 de setembro, junto das paróquias do arciprestado. Têm o valor simbólico de 5€ e incluem o kit do peregrino. A inscrição pode incluir o transporte de autocarro pelo valor de 10€.

A Peregrinação Jubilar do arciprestado de Seia-Gouveia à Catedral da Guarda implica a não celebração de missas dominicais no dia 5 de outubro nas paróquias do arciprestado. Celebrar-se-ão unicamente algumas missas vespertinas no sábado, dia 4 de outubro, em paróquias e horários que oportunamente se apresentarão.