Adiamento das Festas de Nossa Senhora de Fátima
As Festas de Nossa Senhora de Fátima inicialmente agendadas para o próximo mês de Maio, nas nossas comunidades, foram adiadas para o mês de Outubro, mês dedicado a Nossa Senhora sob a invocação de Nossa Senhora do Rosário.
A decisão tomada em consonância entre o pároco e as respectivas mordomas surge no contexto da situação de emergência e incerteza que o país e o mundo atravessam, devido à pandemia provocada pelo Covid-19.
O adiamento das festas é um acto de responsabilidade pastoral diante do bem comum da saúde pública e reflecte a fé de cidadãos responsáveis e solidários. Espera-se viver em Outubro, se as condições sanitárias o permitirem, cada festa nos moldes habituais sendo o programa de cada festa na sua totalidade apresentado oportunamente a todos os paroquianos.
Recorde-se, a título de exemplo, que a Pegrinação Internacional Aniversária de Maio, em Fátima, nos dias 12 e 13, não poderá ser vivida nos moldes habituais com a multidão de peregrinos no Recinto de Oração, assegurando-se, no entanto, as principais celebrações na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que serão presididas pelo cardeal D. António Marto e transmitidas pelos meios de comunicação social e digital.