Nota sobre o COVID-19 e repercussões nas iniciativas pastorais e celebrações litúrgicas

As iniciativas pastorais e celebrações litúrgicas que agora se apresentam á comunidade cristã ou outras respeitantes ao tempo litúrgico da Quaresma e Páscoa poderão vir a ser adiadas e/ou mesmo canceladas de acordo com possíveis novas normas hierarquicamente dirigidas às paróquias da diocese da Guarda, como contributo para controlar e confinar o surto do COVID-19 e para não se configurar a criação de riscos inadequados.

Face ao momento que vivemos apela-se à responsabilidade social e eclesial. Nomeadamente, á prática das medidas de prevenção propostas pela Direcção Geral de Saúde e propostas pela Conferência Episcopal Portuguesa (comunhão na mão, comunhão por intinção dos sacerdotes concelebrantes, omissão do gesto da paz e não uso da água nas pias de água benta).

Pede-se desculpa por qualquer transtorno ou constrangimento que o adiamento e/ou cancelamento de iniciativas pastorais e celebrações litúrgicas possa gerar e, antecipadamente, agradece-se a compreensão de todos. Finalmente, solicita-se a oração de todos pelas vítimas do COVID-19 e suas famílias, pelas autoridades, pelos profissionais de saúde e por todos os que cuidam do bem estar das populações.

Podem os nossos fieis procurar informação permanentemente actualizada on-line no site da paróquia de Santa Marinha, na secção destaques ou agenda do mesmo, acendendo a: www.paroquiadesantamarinhaseia.pt